
Na manhã desta segunda-feira (05), o governador do Estado, Renato Casagrande, esteve em Nova Venécia para a entrega de 10 leitos de enfermaria, junto ao Hospital São Marcos, em parceria com a Prefeitura de Nova Venécia, para atendimento à população.
Participaram da solenidade de entrega, o prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos (Kim), o diretor do Hospital São Marcos, Alessandro Aguilera e o deputado estadual, Freitas, vereadores municipais e autoridades locais.
A instalação dos novos leitos na unidade hospitalar de Nova Venécia está sendo possível após a direção do Hospital São Marcos disponibilizar espaços físicos que, até então, eram ocupados pelo setor administrativo da Unidade e está sendo realizada com apoio da Prefeitura. A partir da nova ala, o Hospital contará com 25 leitos de atendimento.
O Norte do Estado conta com mais de 151 leitos de UTI e 207 leitos de enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19, mas a prevenção continua sendo prioridade, afirma o governador do Estado. “Nós estamos no pior momento da pandemia, com um índice de transmissão alto, e é importante que a população ajude a evitar a transmissão do vírus, mas, junto com isso, estamos estruturando a ampliação de leitos de UTI e enfermaria. Nova Venécia é uma cidade polo, e precisamos criar infraestrutura para colocar à disposição da região”, disse Casagrande.
O prefeito de Nova Venécia falou da importância da instalação dos leitos de enfermaria e sobre a conscientização para evitar novos casos de coronavírus. “São mais de dez leitos de enfermaria e isso demonstra a ampliação da estrutura física do Hospital São Marcos, que atende não só Nova Venécia, mas também outros municípios da região. A gente vê um esforço muito grande do Estado em estar preocupado com a questão da saúde, e em breve, também junto a Rede São Camilo, teremos mais 10 leitos de UTI”, disse André Fagundes.
10 Leitos de UTI
O governador Renato Casagrande informou que está em conversa com a direção da Rede São Camilo, sobre a instalação de 10 leitos de UTI, para atendimento a Covid-19 em Nova Venécia. “Dá nossa parte já está autorizando, precisamos que a instituição que coordena o Hospital possa estar implantando no município o mais breve possível”, disse o governador.
De acordo com a direção do Hospital São Marcos, está sendo estudada a implantação dos leitos de UTI em Nova Venécia, aguardando o parecer técnico e autorização dos gestores da Rede São Camilo em São Paulo, ainda sem prazo definido. “Já foi passada a situação para a coordenação em São Paulo, que esta avaliando a situação, considerando que precisa de viabilidade econômica dos leitos de UTI, posteriormente a Covid-19. Existem as portarias do governo estadual e federal que irão custear a implantação até dia 31 de dezembro deste ano ou enquanto durar a pandemia. A rede São Camilo precisa estudar como funcionará esse custeio, posterior a pandemia, que é um fator muito importante”, disse Alessandro Aguilera, diretor do Hospital.
“Estamos fazendo a mobilização diariamente pra tentar diminuir os casos de Covid-19, mas precisamos do apoio de todos, em consonância também à abertura de novos leitos. Governo do Estado, subsecretário Kim Barbosa, o deputado Freitas, têm nos ajudado muito nesta questão, e o mais breve possível vamos abrir novos leitos de UTI em Nova Venécia”, finalizou André Fagundes.