
Uma caminha na manhã desta sexta-feira (6) pelas ruas da cidade marcou o Dia D de combate à dengue, em Vila Pavão. À frente, uma viatura da Polícia Militar e um carro de som alertando sobre os perigos da proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador também da febre amarela e a chikungunya, puxavam a caminhada.
O evento organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretária de Saúde, objetivou chamar a atenção e mobilizar a cidade em prol do controle e prevenção da doença, evitando a proliferação do mosquito, especialmente neste período do verão, onde as chuvas e o clima quente favorecem o surgimento de novos criadouros.
Em Vila Pavão, a campanha começou com mutirão de orientação sobre como eliminar os focos, panfletagem nos bairros da sede e palestras pela equipe da Secretaria de Saúde nas escolas dos distritos de Todos os Santos e Praça Rica, e sede da cidade.

Controle
Segundo Leticia Pianna, coordenadora da Vigilância Epidemiológica local, a incidência de doenças transmitidas pelo mosquito em Vila Pavão está sob controle. “Focos do mosquito temos encontrado muitos, porém, casos de pessoas doentes, nos últimos meses, felizmente ainda não foram registrados”, disse