
A coleta seletiva já é realizada no município, porém de forma tímida, por meio dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), espalhados pela cidade onde a população pode depositar o lixo seco que depois é recolhido pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis que dá o destino correto a ele.
Além da conscientização, as ações da Semana do Meio Ambiente visam aperfeiçoar a coleta seletiva, informando aos moradores os dias e horários do recolhimento do material descartado que pode ser reaproveitado na reciclagem como metais, papeis, plásticos e vidros, com a finalidade de aumentar a reciclagem, e assim, por consequência, diminuir os custos com o transporte de resíduos, encaminhados a aterro licenciado fora do município.
Atualmente a coleta seletiva é fonte de renda para sete famílias ligadas à associação de catadores que se ocupam do trabalho de coleta, separação e prensagem dos materiais. “Se aumentarmos a quantidade de materiais reciclados por meio da coleta seletiva, automaticamente reduziremos custos de pagamento de transporte de materiais, sem contar que aumentaremos o tempo de vida útil dos mesmos, sobrando mais recursos para serem investidos em saúde publica”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente Braz Marré.
Durante esta semana foram realizadas ações de conscientização porta a porta com panfletagem e esclarecimento sobre coleta seletiva nas casas dos moradores dos distritos de Praça Rica (terça-feira, 04) e Todos os Santos (quinta-feira, 05). Estiveram envolvidos nas ações nos distritos, a equipe da secretaria de Meio Ambiente, professores e alunos dos Cmeas Artur Pagung, Agostinho Batista Veloso e Luiza Souza Barros; associação de catadores; garis e agentes Comunitários de Saúde.

Dia D de Conscientização
A programação do Dia D de Conscientização, realizado na sede nesta quinta-feira (6), começou por volta das 7h30 com concentração no auditório dos Trabalhadores Rurais, onde ocorreu um ato com a presença de autoridades municipais e esclarecimentos por parte da equipe da secretaria de Meio Ambiente sobre como desenvolver o trabalho de abordagem nas casas e comércios da cidade.
A campanha na sede contou com o apoio dos professores e alunos da Emef Professora Esther da Costa Santos, EEEFM Professora Ana Portela de Sá, Ceier; Associação de Catadores; garis; agentes Comunitários e Caritas Paroquial.
Combate à dengue
Por entenderem que a reciclagem é um dos caminhos para se combater o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e também da zika e chikungunya, uma vez que, retira do ambiente materiais acumulativos de água parada, onde o mosquito se prolifera, oportunamente, os organizadores incluíram na campanha, material informativo com esclarecimentos e as formas eficazes de combate ao mosquito.
Palestras nas escolas
Preconizando a Semana do Meio Ambiente, os profissionais da secretaria de Meio Ambiente promoveram no mês de maio uma rodada de palestras sobre coleta seletiva nas escolas do município.
A iniciativa tem por objetivo chamar a atenção dos alunos para a importância da separação do lixo na realização da coleta seletiva, e com isso, possibilitar num futuro próximo um reaproveitamento maior de materiais que iriam para o aterro sanitário.