
Julho é considerado o mês da conscientização e prevenção das hepatites virais. Para reforçar as medidas de prevenção, bem como o tratamento correto, a secretaria municipal de Saúde realizou, no centro de Vila Pavão, no último dia 26, uma ação preventiva e de combate às doenças com a realização de teste rápido, aferição arterial, glicemia capilar, distribuição de preservativos e orientações sobre o assunto.
Segundo a enfermeira Letícia Pianna, o trabalho foi muito compensador. Durante a realização do evento foram atendidas mais de 150 pessoas.
“A Hepatite B é uma doença silenciosa. Tem muita gente na cidade que tem a doença e não sabe, por isso, ela é tão perigosa. Em muitos casos as pessoas procuram por cuidados em um estágio muito avançado da doença. Aí o tratamento é muito mais difícil”, alerta.
Letícia avisa que quem não conseguiu fazer o teste durante a ação do Julho Amarelo, pode fazê-lo gratuitamente de 2ª a 6ª feira no setor de vigilância sanitária que funciona nas dependências da secretaria municipal de Saúde.
Sintomas da hepatite
Cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo e vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Prevenção
Todos os tipos de hepatite podem ser prevenidos. O tratamento é realizado dependendo do tipo de hepatite diagnosticado. No caso da hepatite A é preciso ficar de repouso e ter cuidados com a dieta. Já as hepatites do tipo B, C e D têm tratamento por meio de medicamentos disponíveis na rede pública de saúde.