
O programa de compra coletiva de alevinos, implantado pela Prefeitura Municipal de Vila Pavão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, repassou neste ano, entre os meses de março a dezembro, mais de 90 mil alevinos a 38 produtores rurais inscritos.
Em dez meses do programa, foram realizadas 08 compras coletivas. Os pequenos peixes adquiridos são de 11 espécies diferentes, com destaque para tilápia, carpa capim e tambacu que representam cerca de 85% do volume repassado.
Os alevinos são produzidos no município de Itarana, região centro-serrana do Estado. A ação é viabilizada periodicamente em parceria com os agricultores, cabendo ao município a organização de um cadastro de criadores, transporte e distribuição dos filhotes que são repassados a preço de custo. O pagamento é feito via boleto na conta bancária do fornecedor. O agricultor interessado em adquirir os alevinos pode passar na Secretaria de Agricultura no horário de expediente para fazer o seu cadastro.
A iniciativa tem por objetivo aumentar a oferta do pescado na região, dando maior segurança alimentar, além de possibilitar uma nova opção de renda para as famílias. “A diversificação na propriedade é importante e o peixe se destaca como uma boa opção para o consumo próprio e comercialização da produção excedente”, destacou o secretário de agricultura José Henrique Martins.
Na última compra do ano, realizada no dia 12 de dezembro, foram entregues 22 mil alevinos de 07 diferentes espécies a 14 produtores do município