
O prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, acompanhado pelos secretários municipais Gecimar Rodrigues (Agricultura) e Jorge Kuster Jacob ( Educação), visitou a Escola Família Agrícola (EFA) ou Mepes, nessa terça-feira (25).
O prefeito e os secretários foram recepcionados pelo diretor da escola, Nielsen Alves, pelo professor Celso Eulálio de Oliveira Júnior e pela equipe, que lhes ofereceu um delicioso café.
Bolinha sabe da importância da escola no processo de qualificação profissional de jovens e de melhoria da qualidade de vida no meio rural, uma vez que foi aluno do Ensino Fundamental e depois professor no Ceier de Vila Pavão e no Mepes (Escola Família de Boa Esperança), onde cursou o Ensino Médio.
Muito à vontade, Bolinha disse em seu pronunciamento ter orgulho de ter essa formação voltada para a agricultura familiar. Inicialmente, destacou o papel do MEPES não só na história capixaba, mas também num contexto maior, como escola modelo para o Brasil e para o mundo.
Durante a reunião foi realizada uma apresentação sobre os impactos positivos atribuídos à escola na região de Nova Venécia e especialmente de Vila Pavão. Por meio de gráficos com dados estatísticos, ficou comprovado que todas as vezes que o município não buscou essa parceria os resultados foram negativos.
No momento seguinte, o prefeito e os secretários ouviram e discutiram as demandas apresentadas pelo diretor e professores da escola. Segundo eles, uma das dificuldades está relacionada ao transporte dos alunos internos e semi-internos que precisam de um maior apoio; uma segunda reivindicação está relacionada à reforma, adaptações e construções da escola como um todo. Nesse sentido, a escola reivindica intervenção política com órgãos do Estado, através de emendas ou outras formas; a terceira reivindicação é de logística, ou seja, através de máquinas, tratores, caminhão e outras formas de ajuda da Secretaria da Agricultura; a quarta solicitação diz respeito à busca de recursos através de fomentos, uma vez que a escola também tem projetos de inovações na agropecuária que fazem parte de um desenvolvimento comprometido com a agricultura familiar do nosso município.
Mesmo com orçamento limitado, Bolinha sinalizou que parte das demandas poderão ser atendidas, colocando o gabinete Municipal à disposição. “Nossa pretensão é continuar ajudando a escola no que for possível, pois sabemos que dessa forma estamos contribuindo para o fortalecimento e permanência dos jovens no campo, e, para isso, vamos trabalhar junto com a nossa equipe e fortalecer ainda mais a parceria a partir do início do ano que vem“, afirmou.
Em seu pronunciamento, o secretário municipal de Educação, Jorge Kuster Jacob, destacou que a participação do Mepes na elaboração de projetos para os três Centros Municipais Agroecológicos/CMEAS, Praça Rica, Fazenda Veloso e Todos Santos, é de suma importância. “O prefeito Bolinha me incumbiu da tarefa de reconduzir o método pedagógico dessas escolas para uma educação voltada ao campo e para isso precisamos de especialistas do IFES, UFES e especialmente dos MEPES e CEIERS“, disse ao final.
Na avaliação do diretor Nielsen Alves, a reunião foi muito produtiva. “Por meio de um diálogo aberto e construtivo, foi possível alinharmos uma série de ações em vista do fortalecimento da Educação do Campo e da agricultura familiar em nossa região. A EFA Chapadinha agradece o pronto atendimento do secretário de Educação, Jorge Kuster Jacob, pela articulação do encontro, a importante presença do secretário de Agricultura Gecimar Rodrigues na integração do debate e ao prefeito Bolinha pela sensibilidade e compreensão das necessidades e importância da educação do campo no desenvolvimento do município“, pontuou.