
O prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, se reuniu na manhã de terça-feira (18), com representantes da Associação Central de Saúde Alternativa (Acesa/ES).
A reunião aconteceu no Gabinete Municipal respeitando todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus, com a presença da coordenadora do Departamento de Saúde Natural Preventiva, Genilza de Fátima Matiello; pastor Enio Fuchs, de Pancas, representando a União Paroquial do Norte (UPN); da presidente da ACESA, Joyce, de Vila Valério; vice-presidente Cleidimar, de São Gabriel da Palha; Jane, Irla e Jocinei, do grupo Espaço Saúde Natural.
O prefeito Bolinha destacou a importância do trabalho de resgate e propagação do uso das plantas medicinais nos cuidados à saúde humana, através de tratamentos alternativos, dentre outros, que a ACESA vem desenvolvendo na região ao longo dos anos. Bolinha disse que, enquanto Poder Público, terá o enorme prazer em intensificar a parceria.
A parceria com a Prefeitura Municipal foi estabelecida em 2003 com a criação do Departamento de Saúde Natural Preventiva, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde que oferece serviços em massoterapia, acupuntura, chás e fitoterápicos que são distribuídos para a população.
A coordenadora do Departamento de Saúde Natural Preventiva, Genilza de Fátima Matiello, lembra que o trabalho que a ACESA desenvolve, além do pioneirismo, é referência estadual há mais de 17 anos. “Esse diálogo com o prefeito foi muito importante, visto que realizamos um trabalho voltado à população local”, disse.
“A reunião foi muito produtiva porque o prefeito entende que o município precisa dar continuidade e avançar mais nessas ações preventivas, junto com as escolas e comunidades. Essas ações compartilhadas fazem com que a população tenha acesso a uma saúde natural, algo que desde a década de 1990 vem realizando com primazia, integrando o saber popular e o conhecimento científico”, afirmou pastor Enio.
A história
A Acesa-ES iniciou suas atividades em 2001, realizando um trabalho de resgate da cultura e da medicina popular capixaba. Atualmente, possui 128 promotores de saúde que atuam em dez municípios do Espírito Santo.
Sua principal atividade está na difusão de técnicas de saúde popular como: produções caseiras, alimentação natural, cultivo de ervas medicinais e terapias populares (argila, massagens terapêuticas, canudo chinês, reflexologia, floral e limpeza de pele).
A Acesa nasceu como uma reorganização do projeto Distrito Eclesiástico Norte do Espírito Santo (Denes), ligado à Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB).