
O município de Vila Pavão acaba de receber uma estação meteorológica automática de superfície. O equipamento possibilitará mais precisão no monitoramento da previsão do tempo para a região.
A estação foi instalada em uma área rural no distrito de Todos os Santos, cedida pela Prefeitura Municipal. As obras de instalação foram concluídas na tarde desta terça-feira (8) e os equipamentos já entraram em operação.
O prefeito Uelikson Boone (Bolinha), o presidente da Câmara Municipal, vereador João Trancoso, o coordenador municipal da Defesa Civil, Geberson Vieira Freisleben e os coordenadores da Defesa Civil Estadual, sargento Eller e sargento Sagrillo, participaram do ato de inauguração da estação que foi implantada por meio da parceria firmada com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC/ES).
As estações meteorológicas automáticas de superfície são plataformas que medem chuva, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar e alguns outros parâmetros meteorológicos.
Os benefícios trazidos pelas estações são vários. O primeiro deles é o monitoramento, com maior precisão, do tempo e, portanto, do clima e as suas condições climáticas de médio e longo prazo, uma vez que, dessa forma, será possível monitorar as variáveis meteorológicas e emitir avisos e alertas de inundações, deslizamentos de terra, enxurradas e outros fenômenos adversos que causam muitos prejuízos.
Os dados coletados pela estação serão disponibilizados ao público em geral via internet, e poderão contribuir para a resolução de possíveis casos de sinistro, algo como, danos e prejuízos causados por tempestades, o que facilmente poderá ser comprovado por meio de relatórios emitidos pela estação.