
Um homem de 22 anos conseguiu driblar a segurança e invadir o Palácio de Buckingham durante a madrugada.
Segundo o jornal britânico The Sun, ele escalou um portão e tentou derrubar uma porta de entrada do palácio, a poucos metros de onde a Rainha Elizabeth II dormia.
Fontes dizem que a polícia levou cerca de quatro minutos para prendê-lo enquanto tentavam avaliar se ele estava armado – o que causou pânico no palácio em relação à falha de segurança.
As suspeitas são de que ele estivesse tentando imitar Michael Fagan, um invasor que ficou famoso por entrar no quarto da rainha há 37 anos.
“Ele estava determinado a entrar no palácio e estava batendo as portas, mas, graças a Deus, desta vez tudo estava trancado”, revelou uma fonte do palácio ao jornal.
A bandeira da família real estava voando, o que indica que o intruso provavelmente sabia que a rainha estava em casa. “A polícia acabou detendo-o sob a lei de saúde mental, mas eles têm que fazer algumas perguntas sérias sobre como ele conseguiu entrar e como teve tanto tempo para ficar livre”, avalia a fonte.
Invasão em 1982
A invasão mais famosa ao Palácio de Buckingham ocorreu na manhã do dia 9 de julho de 1982, quando o desempregado Michael Fagan escalou as paredes e entrou no quarto da rainha.
Segundo o jornal, o homem, então com 31 anos, começou a contar à monarca sobre os problemas de sua família. Ela apertou o botão de pânico ao lado da cama, mas não obteve resposta. A rainha também buscou ajuda telefônica, mas o operador achou que era um trote de algum colega da central telefônica.
Fagan quebrou um cinzeiro de vidro e ameaçou cortar seus pulsos enquanto se sentava na ponta da cama de Elizabeth II. Foi o assessor de longa data da rainha, Paul Whybrew – que trabalha para a família até hoje – quem veio ao seu socorro e conseguiu deter o invasor.