
Durante muitos anos a Pomitafro foi realizada no centro de Vila Pavão; com o crescimento do evento foi necessário mudar o local da festa. Mas as esquinas culturais que, desde 2017 passaram a integrar a programação da festa com o apoio do comércio local, garantem muita alegria nas manhãs de sábado. O ponto alto das esquinas acontece no sábado da festa. Este ano, as esquinas culturais aconteceram simultaneamente aos eventos alusivos aos pomeranos, italianos e africanos no dia 31 de agosto, horas antes do Percurso da Pomitafro.

A já tradicional esquina cultural italiana, que acontece todos os anos ao lado da Farmácia Pomitafro, realizada pelo CECIVIP – Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão, pelo Grupo Folkloristico Piccolo Pavone, comerciantes e voluntários, trouxe novidades para a festa. Além de aproximadamente 120 kg de polenta à bolonhesa servidos gratuitamente em número de mais de 600 porções, houve também a participação do Fogão Móvel, vindo da Cappitella de Nova Venécia, que serviu dezenas de quilos de polenta e linguiça na chapa, distribuiu queijo e brindes dos Laticínios Veneza; e apresentação da Vinhocicleta e da Polentopéia.
Os dois veículos movidos a pedal fizeram o maior sucesso com direto a fila para dar uma volta ou para tirar fotos. Com a ajuda dos voluntários do grupo de dança e do Tapiré Futebol Clube, crianças e adultos se divertiram passeando pelas ruas do Centro da cidade durante toda manhã.
