
Com o verão se aproximando – período em que é maior a proliferação da doença –, começam em todo o país as ações de mobilização social para o combate ao Aedes aegypti.
Em Vila Pavão, a campanha começou com palestras nas escolas dos distritos de Todos os Santos e Praça Rica, ministradas pela enfermeira Letícia Pianna, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Ontem (27), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde promoveu um mutirão nos bairros da sede do município com panfletagem e visita às casas para passar orientações aos moradores sobre como eliminar focos do mosquito.

Dia Nacional de Combate à Dengue
O Dia D de combate à dengue em todo o país e no município será realizado em 06 dezembro. Nesse dia, acontecerá na cidade uma caminhada contra o mosquito. O encontro será no Centro da cidade e todos estão convidados a participar da ação.
O Aedes aegypti é o vetor responsável por transmitir a Dengue, Febre Amarela e a Chikungunya.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, tem o objetivo de mobilizar toda a cidade em prol do controle e prevenção da doença, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti no período do verão, estação em que as chuvas e o clima quente favorecem o surgimento de criadouros do mosquito.
Controle
Segundo Letícia, a incidência de doenças transmitidas pelo mosquito, em Vila Pavão, está sob controle. “Focos do mosquito temos encontrado muitos, porém, casos de pessoas doentes, nos últimos meses, felizmente ainda não foram registrados”, disse.