
A colheita do café, ou “panha de café” – como também é chamada por pessoas da nossa região – todos os anos, nesse período, emprega centenas de trabalhadores externos que encontram na atividade uma boa opção de renda.
Tendo como base as medidas de prevenção para o novo Coronavírus, a Defesa Civil municipal, em parceria com as secretarias de Saúde e Agricultura, vem realizando uma ação de monitoramento desses trabalhadores vindos de outros estados.
O trabalho leva em conta as normas e orientações do Governo do Estado e consiste em visitas às propriedades rurais com o objetivo de cadastrar os referidos trabalhadores, a fim de inseri-los em um sistema de controle que posteriormente poderá facilitar a identificação de cada um, em caso de necessidade.
“Nosso trabalho tem sido feito de maneira educativa. Nas nossas visitas temos presenciado o comprometimento dos produtores rurais no que se refere aos cuidados básicos com os trabalhadores. Vale ressaltar que, como medida preventiva, orientamos que fosse utilizada somente mão de obra local, mas somente como recomendação, e não com objetivo de punição, pois, conhecendo a necessidade de nossos produtores, tornou-se necessário encontrarmos um ponto de equilíbrio. Até o momento já são mais de 70 trabalhadores cadastrados e conscientes a respeito das medidas preventivas”, afirmou o coordenador municipal da Defesa Civil, Ygor Pena Freisleben.