
O Brasil vai receber neste domingo (21) as primeiras doses de vacina contra Covid-19 do consórcio Covax Facility. Segundo fontes do Ministério da Saúde, pouco mais de 1 milhão de doses do imunizante, importadas da fábrica da Astrazeneca na Coreia do Sul, vão desembarcar por volta das 18h, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Um segundo carregamento, com 1,9 milhão de doses, está previsto para chegar de forma escalonada até o fim deste mês. A pasta adiantou que outros 6,1 milhões de doses da vacina devem chegar até maio, por meio da aliança global que conta com a participação de mais de 150 países.
As doses ainda vão passar por um controle de qualidade e rotulagem na Fiocruz para depois serem distribuídas aos estados de forma igualitária, como prevê o Plano Nacional de Imunização.
O recebimento das primeiras vacinas da Covax já era esperado para março, mas no cronograma de distribuição das vacinas não tinha a data certa. A iniciativa Covax Facility é liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O acordo do Brasil com o consórcio prevê 42 milhões de doses, em 2021.