
Em ato em seu gabinete na tarde de terça-feira (13), com número reduzido de pessoas, em cumprimento ao protocolo de combate ao coronavírus, o prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, autorizou o início das obras de melhoria do sistema de água tratada do distrito de Todos os Santos.
Participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço, o presidente da Câmara Municipal, João Trancoso, a diretora Jordânia Caseli da Fonseca e o representante da empresa Cantão Ltda, responsável pela execução da obra, Valmir Santos.
As obras de melhoria do abastecimento do distrito foram iniciadas e paralisadas em 2010. De lá para cá, os moradores da localidade vêm sofrendo com a escassez e a baixa qualidade da água distribuída.
A solução
A obra, segundo Bolinha, dado a sua importância para a comunidade e por ser um problema crônico que se arrasta há vários anos, foi a demanda prioritária levantada durante a construção do seu plano de governo, à época do período eleitoral. “Esse é o fruto do trabalho de resgate de um convênio de 2010 que o município havia celebrado com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). É a resposta que nosso governo está dando à principal demanda da comunidade nesse momento, que é levar água tratada de boa qualidade às casas dos moradores“, afirmou o prefeito
“Nós colocamos o sistema de água tratada do distrito de Todos os Santos como emergência na nossa administração, porque temos clareza que a água é um produto essencial à manutenção da vida”, prosseguiu.
Segundo ele, um segundo passo, que é a normatização do seu uso, será discutido com a população após a conclusão da obra. “Nós passaremos a oferecer água tratada de qualidade gratuitamente para a população e isso exige um investimento considerável, então, a discussão será no sentido de usar racionalmente a água, evitando a todo custo o desperdício”, completou.
A obra
Para garantir a regularidade no abastecimento nos períodos de estiagem, o sistema vai coletar água bruta de duas fontes: um poço já existente na localidade e de uma barragem que será construída no distrito.
A obra irá contemplar a reforma da estação de tratamento local com novos equipamentos de filtragem, manutenção e ampliação da rede de abastecimento.
A obra foi orçada em R$ 374.672,04 e os recursos para sua execução são provenientes da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com contrapartida do município. O serviço tem prazo contratual de 120 dias para ser finalizado.
O encarregado, Valmir Santos, reforça que os equipamentos de filtragem que serão implantados no sistema da localidade são de última geração, o que garantirá água potável de excelente qualidade.