A Secretaria Municipal de Educação de Vila Pavão, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDU), aplicou entre os dias 12 a 16 de agosto a Avaliação em Fluência para alunos do 2º ano de toda a rede Municipal, através de um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
O teste tem como objetivo apoiar o Estado na implementação de um programa efetivo, em regime de colaboração com seus municípios, visando à melhoria da aprendizagem durante os anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças.
O teste contou com um conjunto de palavras e de palavras inventadas (pseudopalavras), além de um texto narrativo e perguntas de compreensão sobre o texto. O material colhido na gravação através de um celular fica registrado no sistema informatizado do CAEd e será analisado por uma equipe especializada. Os resultados serão divulgados para as redes, escolas, turmas e para cada estudante.
Cerca de 800 escolas do Estado do Espírito Santo já estão utilizando o aplicativo para avaliação de fluência de leitura. O projeto deve alcançar outras regiões do Brasil e pode ser adotado em toda a rede pública do ensino básico no país.
O uso da tecnologia de avaliação da alfabetização através do aplicativo permite testar a fluência de leitura das crianças. Os testes se iniciam com a avaliação da leitura de palavras que existem no dicionário; a etapa seguinte consiste na leitura de uma lista de pseudopalavras. Já o último estágio passa pela leitura de um texto narrativo, seguida de perguntas sobre a compreensão do conteúdo lido.