
A Suzano, por meio de sua estratégia de educação, realizou, entre os dias 26 e 30 de maio, os Encontros dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) nos quatro estados atendidos pelo programa: Bahia, Espírito Santo, Maranhão e Mato Grosso do Sul. Ao todo 25 municípios serão apoiados com projetos e iniciativas para fortalecer a trajetória escolar dos estudantes.
No Espírito Santo, os encontros aconteceram em Aracruz (26 e 27/05) e Conceição da Barra (29 e 30/05), e reuniram Secretarias de Educação, Assistência Social e equipes técnicas para dialogar sobre a implementação de ações e políticas educacionais que contribuam para a melhoria da aprendizagem e da trajetória escolar de jovens. As cidades capixabas atendidas pelo programa são Aracruz, Fundão, João Neiva, Conceição da Barra e Montanha.
De acordo com o consultor educacional do time de Desenvolvimento Socioambiental da Suzano, Victor Fernando Narezi, a empresa coloca os jovens no centro de sua estratégia, apoiando e investindo para que concluam sua jornada escolar com sucesso e realizando a transição positiva para o mercado de trabalho. “A Suzano tem como propósito apoiar lideranças educacionais e redes de ensino na promoção da equidade e da qualidade na educação pública. Escutar os jovens e os profissionais da educação é uma das estratégias fundamentais para avançar na construção de uma proposta de formação integral dos estudantes. Nosso objetivo é contribuir para que os jovens tenham trajetórias escolares de sucesso e possam seguir para oportunidades de inclusão produtiva”, destaca Victor.
Com a atuação do Roda Educativa, um dos parceiros implementadores da estratégia, a programação incluiu: Análise dos cenários da juventude em cada município; Revisão dos planejamentos estratégicos, que são instrumentos para estabelecer as metas conjuntas de avanço nos indicadores de educação de cada grupo de municípios que compõe os ADEs; Debate e priorização de ações com foco na atuação dos jovens; Trabalho de campo a escolas dos municípios-sede, com foco na implementação do programa federal Escola das Adolescências; Escuta ativa de estudantes e professores(as), além de momentos formativos com equipes gestoras.
O coordenador pedagógico dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Montanha, Willian Barbosa Dutra, considera positiva a estratégia de Educação da Suzano. “Eu vejo esse encontro em Arranjo fundamental para a condução de nosso trabalho, as trocas de experiências contribuem muito com nossos desafios. Esse trabalho da Suzano é essencial, pois nós não temos muitos direcionamentos, na esfera de governo federal, para os anos finais e com as aprendizagens que o time da Suzano traz já está ajudando. Com o trabalho de campo, vivenciando dentro da escola, acredito que só vai acrescentar em nossas práticas pedagógicas”, completa.
Encontros
Os encontros também aconteceram em Alcobaça, nos dias 28 e 29/05; Buriticupu (MA), em 27 e 28/05; e Ribas do Rio Pardo (MS), no dia 29/05, com um público de mais de 200 participantes diretos. Ao todo, 25 municípios integram os arranjos (ADEs), que são constituídos por municípios que têm proximidade geográfica e características semelhantes, favorecendo a troca de experiências e atuação intermunicipal. O trabalho seguirá ao longo do ano para garantir a continuidade e o acompanhamento das metas e ações planejadas.
A consultora de Relacionamento Social da Suzano no Norte do Espírito Santo, Kariny de Oliveira Paiva, ressalta que a iniciativa faz parte da estratégia de educação da empresa, alinhada aos compromissos sociais de redução da pobreza e impulsionamento da educação nos territórios onde atua. “Desde 2020, os municípios estão avançando na construção de políticas públicas. É muito gratificante ver os resultados que já estamos colhendo e os primeiros impactos da formação da Suzano em ADEs no território. Observa-se um avanço importante em relação ao nível de engajamento e articulação dos trabalhos das equipes dos municípios”, completa.
Os ADEs (Arranjos de Desenvolvimento da Educação) são uma iniciativa da Suzano em parceria com as prefeituras em prol da Educação.