
A movimentação nas ruas de Vila Pavão, no último sábado (31), teve início por volta das 8h30 com as Esquinas Culturais, onde os moradores interagiram com visitantes. A manhã de sábado do pavoense foi movimentada: Apresentações de dança, roda de capoeira, shows musicais com artistas da terra e muita diversão, além de café da manhã com as delicias das culinárias pomerana, italiana e africana, servidas a todos os participantes.
3º Percurso
O 3º Percurso, realizado na parte da tarde, foi realmente emocionante. Pomitafro é cor, é movimento, é alegria e integração, e foi isso que se viu. Às 15h, o local da concentração (posto Ferrari, na saída para Barra de São Francisco) estava tomado por veículos, moradores, visitantes e integrantes das alas das três etnias que deram o tom da festa.
Segundo os cálculos dos organizadores, quando o percurso chegou ao centro da cidade, seguramente cerca de 8 mil pessoas participavam do evento.
Puxado por batedores da Polícia Militar e com as novas princesas e rainhas da Pomitafro à frente da multidão, o percurso ganhou as ruas, até chegar à área do evento. Além do comparecimento recorde de público, o evento cresceu também em número de carros alegóricos. A ala pomerana encenou um casamento típico com os noivos vestidos de preto nas imediações da rodoviária; a italiana levou um barco para as ruas da cidade e a afro-brasileira, com o afrozumba à frente, cantou os sons da África na cidade, isso tudo regado a vinho, cerveja e outras bebidas distribuídas gratuitamente aos participantes.
Quando o Percurso subiu a rua do campo que dá acesso ao parque de festa já era noite e o show continuou no palco principal com a banda Agitus, que não deixou ninguém parado. Antes da abertura oficial, houve tempo para o grupo Cyza Cia de Dança de Montanha mostrar um belo espetáculo de dança.
Foram chamadas ao palco as princesas e rainhas da festa e autoridades locais e estaduais. As professoras Valdete Berger e Nicélia Lauer Berger produziram para abertura uma emocionante encenação teatral com os alunos da escola Esther da Costa Santos. Discursaram na solenidade, o secretário municipal de Cultura e Turismo Gil Leandro Bregër Lauvers Paz; o sociólogo Jorge Kuster Jacob; os presidentes de Câmaras, Marcos Laurenço Kloss (Vila Pavão) e Ariana Prates Felberg (Porto Segura, BA); o vice-prefeito José Wilson Vieira e o prefeito Irineu Wutke.
Marcaram presença, ainda, a deputada estadual Raquel Lessa; o deputado estadual Adilson Espíndola; o assessor do deputado estadual Erik Musso, Pedro Sobrado; o prefeito de Nova Venécia Mario Sergio Lubiana, o Barrigueira e seu secretário de Desenvolvimento Edson Marquiori; o comandante do DPM local, subtenente Alciney Helmer; o comandante do 2º BPM de Nova Venécia, tenente coronel Mário Marcelo Dal’col; o delegado Líbero Penedo de Carvalho Filho, entre outros.
A cerimônia de abertura foi encerrada com um lindo show pirotécnico que coloriu o céu da cidade. Mas a festa não parou por aí. Em seguida foi a vez da banda UP Pomerisch, atração local se apresentar. Na sequência a dupla sertaneja Pedro e Lucas subiu ao palco para comandar a festa que só terminou às 2h da manhã.
Veja outras imagens: